Sessão de Esclarecimento Vespas Velutinas

Decorreu ontem, no auditório do Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, promovida pela Junta de Freguesia de Fonte Boa e Rio Tinto em colaboração com o Município de Esposende,  uma sessão de esclarecimento sobre a vespa velutina (asiática.)

A vespa velutina, originária do sudeste asiático, foi introduzida na Europa, via França, em 2004 e foi detetada em Portugal entre  2011 e  ano 2014  na zona norte de Portugal, nomeadamente o nosso concelho.

Tem constituído, desde então, um problema ecológico crescente, uma vez que os seus hábitos predatórios estão a afetar as comunidades de abelhas e de vespas autóctones, das quais se alimentam parcialmente.

Como oradores convidados, o Vice - Presidente da Câmara Municipal, Drº Maranhão Peixoto, falou sobre a oPlano de Acção Vigilância e controlo de Vespas Velutina, que a Câmara Municipal está a promover, visto que a vespa velutina,  e,  tudo indica que este ano os ninhos vão ser ainda mais, pois na teoria este insecto inverna 4 meses, nas zonas mais frias com neve, porém como a nossa região não tem invernos muito rigorosos, estas não chegam a invernar e começam a gerar novos ninhos. Foi referido pelos apicultores que no ano 2014 houve menos ½ de produção de mel , o que é preocupante,  pelo que toda a ajuda neste momento é importante.

De seguida tomou a palavra, o Enº Carlos do Carmo, Responsável pela Protecção Civil da Câmara Municipal de Esposende, que explicou a biologia e expansão pela Europa da Vespa velutina, quais as potenciais e consequências na apicultura portuguesa, explicando o que consiste o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, e que este plano de acção tem por objetivo enquadrar a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática. Na deteção ou na suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através do portal www.sosvespa.pt ou á autarquia local.

Informou como destruir um ninho e que  mais vale não destruir do que destruir um ninho mal, pois pode gerar cada vez mais ninhos.

Por fim, o Sr. Presidente da Junta , agradeceu a todos os presentes, nomeadamente ao grupo “ Sem Fronteiros” grupo de  pessoas voluntárias, desta freguesia, que estão atentas a este problema, e que têm sido incansáveis na destruição ou informação de ninhos recentes, tendo apelado, a todos, para a colaboração.