Festa do Idoso - 2015

Aproximadamente 2 000 idosos do concelho participaram na Festa do Idoso do Município de Esposende, que realizou-se,  na passada Sexta Feira,  com o habitual passeio ao Santuário de Fátima.

A iniciativa, que já vai na 20.ª edição, é a mais emblemática das atividades promovidas pela Câmara Municipal para a comunidade idosa e é a que regista maior adesão, tendo duplicado o número de participantes nos últimos cinco anos.

A freguesia de Fonte Boa e Rio Tinto, contou com a participação de 140 idosos.

A jornada começou cedo, com a partida, por volta das 7h00, dos 35 autocarros que transportaram os participantes oriundos das várias freguesias do concelho. Em Fátima, na Igreja da Santíssima Trindade, os idosos participaram na Eucaristia, celebrada pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes, deixando este, uma mensagem a todos os presentes, que com fé encontrem o carinho e o amor materno de Maria Santíssima.

Também o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira tomou a palavra, agradecendo à população pela sua comparência e que este dia seja de convívio, contrariando a rotina do dia-a-dia e, em alguns casos, o isolamento social. Agradeceu também aos Párocos  presentes,  ás Juntas de Freguesias e todas as entidades que asseguram a assistência aos participante, garantindo assim, a continuidade deste passeio-convívio anual, desafiando os que não marcaram presença nesta edição, a participarem no próximo ano.

No final da celebração foi tempo de retemperar forças, com o degustar dos farnéis. O piquenique, que ocorre nos parques do Santuário, é um dos pontos altos da Festa do Idoso pelo convívio que proporciona entre os participantes.

O Presidente Benjamim Pereira e o seu executivo aproveitam a oportunidade para confraternizar com os idosos, que fazem questão de manifestar o seu agrado pela realização deste passeio-convívio anual e de agradecer a iniciativa, sobretudo pelo destino escolhido, que dizem ser da sua preferência.

No regresso a casa, e, conforme previsto,  houve uma paragem nos Carvalhos, na área de lazer de Nossa Senhora da Saúde, a qual terminou pelas 20h00 num dia de confraternização e convívio.

Um bem-haja por esta iniciativa.