Reposição da iluminação pública

Conforme planeado, a Câmara Municipal de Esposende estabeleceu a ligação da iluminação pública da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, depois de, em 2012, terem sido apagados 30% dos pontos de luz. Este é o resultado de um trabalho de fundo, traduzido num plano concelhio que permitiu voltar a ligar a quase totalidade das luminárias, garantindo mais segurança.

O Plano de Gestão Sustentada da Energia, implementado pelo Município, permitiu priorizar ações, relacionadas com a gestão de consumos associados à iluminação pública, tendo como objetivo a redução substancial dos custos associados. Mas esta ação foi complementada com uma série de medidas que permitiram atingir patamares de eficiência que agora resultam na reposição das luminárias.

Desde logo, foram substituídas as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, ambientalmente mais ajustadas. E a colocação de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão.

A Junta de Freguesia informa todos os residentes que para já só houve a reposição da iluminação pública e que a reparação dos pontos de luz avariados será feita o mais breve possível. Aproveita também para solicitar que informem esta autarquia ocorrências de pontos de luz avariados, partidos, etc.